lidar com a dor

quando nos morre alguém que é tudo para nós, o nosso desejo é morrer com ele. tenho a certeza que quase todos os que passam por esta situação o pedem a toda a hora, e como ultimo desejo, antes de adormecer. a vida deixa de fazer sentido, uma parte de nós, e talvez seja pouco, morre também. passamos a viver com o desejo do reencontro seja lá onde, e o que isso seja. a dor intima e a saudade rasga-nos por dentro, mas não temos outra alternativa, fazer com que os dias corram até que Deus nos dê esse dia tão desejado, passa a ser o objectivo a atingir. passamos a viver à espera desse dia, do dia do reencontro.

a cada noite se pede que seja a ultima, e a cada manhã, ao acordar, sente-se a obrigação de fazer de conta que está tudo bem, que se tem força e que se vai à luta, só e apenas porque ainda respiramos. quem nos rodeia não sonha o que vai dentro de nós… parecemos felizes, rimos, brincamos, não levamos a sério nada que nos possa magoar porque nada nos interessa verdadeiramente, nada nos dói tanto, comparado com a dor existente que nos corrói e que teimamos em esconder.

e escondemos por dois motivos : primeiro porque é uma coisa nossa. tão nossa que não a queremos partilhar, escondemos de uma forma quase egoísta, como se fosse a única coisa que nos resta desse alguém que partiu.

e segundo: mesmo que se tente explicar o que nos vai na alma, o outro nunca vai entender a dimensão do que passámos a ser feitos, fica sem jeito, não sabe o que responder… e no fim, sentimos que incomodamos e o retorno não é nenhum…apenas fazemos com que sintam pena e se sintam embaraçados. sente-se e entende-se o embaraço do outro, e não temos esse direito… mostrar que sentem pena é das piores coisas que podem fazer, por outro lado mostrar insensibilidade ou frieza também nos intriga… por isso nos calamos, e então, aprende-se a fingir, que está tudo bem, que se ultrapassou, que se é igual a qualquer outra pessoa …porque se quer ser tratado como igual …

não, não é fácil conviver com a dor de alguém ! … e tudo o que se quer, é um abraço, bem forte, em silêncio.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s