vida nómada …

a vida mudou e tive de mudar com ela. deixar tudo o que tinha e que fui adquirindo, para me tornar nómada.

custou ao principio, o facto de saber que me tinha privado disto ou daquilo para poder ter uma casa fantástica, um carro, jardim e animais. tudo que era o sonho de muitos, e ter de deixar tudo para trás, sem data para voltar, com o futuro hipotecado e incerto.

com a corrupção que se instalou na Europa e em Portugal, de repente ter de deixar tudo, foi doloroso.

não foi deixar apenas as coisas materiais, foi  essencialmente o não poder estar ao pé da família. de cuidar de quem cuidou de mim.

por vezes pensava: se a vida corresse mal sempre podia vender e caminhar noutra direcção, mas sempre juntos dos meus.

o que eu nunca pensei foi que não conseguiria vender, pelo menos pelo valor das coisas ou até mesmo com uma enorme desvalorização. é que as contas para pagar continuam as mesmas.

fui obrigada a partir, trabalhar noutro lugar para poder pagar o que tenho e não usufruo… orgulho-me no bom nome que carrego e recuso-me a “dar” o que adquiri com algum sacrifício. ou a deixar de pagar os compromissos que tenho.

com o tempo deixei de me importar com as coisas materiais de que não usufruo, hoje apenas queria ter um telhado e viver com a simplicidade dos dias… junto dos que amo e …. e (é este o meu segredo), poder voltar a ter animais em casa.

tenho saudades dos meus cães e gatos, tantas saudades, fazem-me falta neste mundo frio em que vivo.

a saudade dói !

aprendi e aconselho: vivam sem compromissos. comprar bens materiais, como casa é a maior das asneiras. permitam-se a ser livres, alimentem-se da cultura, dos amigos, da partilha, façam viagens, enriqueçam a alma , vivam o dia a dia sem estarem dependentes de pagamentos aos agiotas bancários.

ensinem línguas aos vossos filhos e tornem-nos cidadãos do mundo. este será o futuro mais feliz que eu consigo antever…

 

Deixe uma Resposta

